_

O que é?

Desenvolve formação e assessoria a profissionais da saúde, educação e assistência social para atuarem com adolescentes, a fim de reduzir as vulnerabilidades sociais próprias dessa fase da vida. Tem como propósito incentivar a construção de redes de atenção às adolescências.

Como é?

O trabalho acontece em duas fases. Na primeira, os profissionais passam por uma capacitação, na qual são abordados temas de relevância para o entendimento das adolescências, como sexualidade, identidade, relação de gênero, auto-estima, projeto de vida, participação social juvenil e Estatuto da Criança e do Adolescente. Busca-se criar um clima afetivo e de escuta, partindo da referência de adolescente dos participantes para problematizar as adolescências contemporâneas. Na segunda fase, os profissionais são incentivados a desenvolver ações sócioeducativas utilizando a metodologia aprendida. Todo o processo, monitorado pela equipe do Cedap, visa o despertar da criatividade e provoca uma prática participativa, dialógica e democrática.

Principais Resultados:

Mais de 400 profissionais capacitados; Mais de 5.000 adolescentes diretamente sensibilizados; Aumento da procura, atendimento e participação de adolescentes nos centros de saúde e em outros espaços sociais.

O Falando pra Galera Já foi apontado como um dos motivos de redução de 31% nos casos de gravidez na adolescência em meninas de até 14 anos e 33,3% em meninas de 15 a 19 anos na região sudoeste de Campinas, nos anos de 2001-2003, segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde. O projeto também foi realizado nos municípios de Várzea Paulista, Itapira e Amparo, por meio de convênio com as secretarias de Saúde locais.

 

Apoio: Secretaria do Estado da Saúde / Coordenação Estadual de DST/AIDS

R. Barbosa da Cunha, 930 • Jd. Guanabara • Campinas • SP • CEP: 13073-320
Fone e Fax: (19) 3235-1800 • (19) 3291-0287 • Email: cedap@cedap.org.br
Todos os direitos reservados . Cedap . Desenvolvido por W2F Publicidade